Social Icons

loading...

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

10 mitos sobre a ciência que você deve parar de acreditar

1 – A evolução faz com que os organismos sejam aprimorados.

Nem sempre. Existem exemplos como os fungos, tubarões e musgos, que permaneceram iguais ao longo de muito tempo. Esses organismos se adaptaram perfeitamente aos seus ambientes, por isso não precisaram aprimorar praticamente em nenhum aspecto.

2 – O corpo humano explode no espaço.

Na verdade, um ser humano pode permanecer vivo no espaço por até 30 segundos. No entanto, depois disso, a falta de oxigênio lhe fará perder a consciência e eventualmente morrer por asfixia.

3 – Polaris é a estrela mais brilhante do céu do hemisfério norte.

Não é. Sirius é ainda mais brilhosa que Polaris, com magnitude de 1.47, contra 1.97 (quanto menor o número, mais brilho tem a estrela).

4 – Você tem cinco segundos para comer um alimento que caiu no chão antes que ele seja contaminado.

Esse é um mito bem antigo, mas que é visivelmente equivocado quando você pensa a respeito. Veja bem, se o chão está contaminado com bactérias e germes, elas rapidamente tomarão conta do alimento caído, e comer bactérias e germes não é uma boa maneira de manter sua saúde, não é mesmo?

5 – O lado escuro da Lua.
Na verdade, cada face da Lua é iluminada pelo Sol em determinado momento no tempo. No entanto, nós sempre iremos enxergar apenas um lado a partir da Terra.

6 – Células cerebrais não podem se regenerar.

Podem sim. Durante muito tempo se acreditou e até mesmo se ensinou nas escolas que as células do cérebro não podiam se regenerar. Mas em 1998, cientistas da Suécia e dos Estados Unidos descobriram que as células responsáveis pela memória e aprendizagem podem criar novas células – o que deu novas esperanças sobre uma eventual cura para doenças como o Alzheimer.

7 – Uma moeda que cai de um prédio pode matar uma pessoa.

Esse também é um mito bem antigo, e que inclusive já foi citado e representado em uma série de obras cinematográficas. Ele diz que uma moeda, se atirada do topo de um prédio muito alto, pode pegar tanta velocidade que seria capaz de matar uma pessoa. No entanto, testes científicos mostram que a aerodinâmica de uma moeda não é capaz de fazer muito estrago nessas situações. Claro que o impacto machucaria um ser humano, mas não seria capaz de levá-lo a óbito.

8 – Meteoros são aquecidos por fricção quando entram na atmosfera.

Na verdade o que aquece os meteoros é a compressão do ar por conta da velocidade do objeto. É essa pressão do ar que gera calor intenso o suficiente para fazer a rocha brilhar e ser visível para nossos olhos.

9 – Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.

Isso não é verdade. De fato, é até mesmo comum que um raio caia duas vezes no mesmo lugar. Os raios têm tendências maiores de cair em determinados lugares, como árvores grandes e construções. Em uma área muito grande, por exemplo, é comum que o ponto mais alto receba mais que um raio.

10 – Não existe gravidade no espaço

De fato existe, e muita. Mas os astronautas parecem estar flutuando, sem peso, porque estão orbitando a Terra. Eles caem em direção à Terra mas se movem tão lateralmente que acabam ‘caindo para sempre’. Então, basicamente, eles estão sempre caindo, mas nunca aterrissam.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Agregadores

Agregador de Links - Madruga Links
Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir
Seus links em um só lugar!
Betolinks 120x60
oBizuradoAglomerando