Social Icons

loading...

Pages

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Cinco produtos que o Google “matou”

O Google Reader não foi o único serviço que a empresa matou nos últimos tempos. Diversos outros produtos já foram eliminados, por falta de público ou suporte.

Hoje vamos relembrar cinco desses diversos serviços, tentar lembrar o motivo e pensar se possuía potencial ou não.
Google Labs

O que era? Um site do Google para apresentação de novas tecnologias que a empresa estava desenvolvendo. Eram tantos recursos agregados que se tornou uma verdadeira bagunça, difícil de ser entendido. Foi criado em 2002 e acabou sendo descontinuado em 2011.

Por que acabou? Muitos recursos foram se integrando a outros serviços, como o Gmail, e foi perdendo o sentido manter o Labs no ar.

Havia potencial? Bastante, talvez se funcionasse de forma mais limpa e organizada. A integração no Gmail é aproveitada por muitos usuários, foi um bom caminho a se seguir.
Google Wave

O que era? O Wave também era do tipo que possuía vários recursos, e no final das contas muita gente nem sabia exatamente para o que ele servia. Era uma mistura de e-maile chat com recursos de rede social, que era divertida para quem usava, mas não despertou muito interesse do público. Durou menos de três anos, de 2009 a 2012.

Por que acabou? Falta de adesão de público. Todos os recursos que ele possuía já eram mais utilizados até mesmo em outros produtos do Google, como o Gtalk e Gmail. Mas foi importante para a reformulação de grande parte dos produtos da empresa.

Havia potencial? Não como ferramenta única, mas foi muito importante. Não conseguiu substituir outras redes sociais ou serviços de chat, mas toda a experiência nele foi utlilizada em serviços como o Gmail, Google Drive e Google+.

Google Video

O que era? O serviço próprio de vídeos do Google. Era um pouco lento, não fez muito sucesso e penou para se manter ativo. Logo a companhia percebeu que seria melhor investir na compra de uma ferramenta consolidada. Viveu de 2005 a 2012.

Por que acabou? O Google resolveu comprar o YouTube, e isso foi o suficiente para decretar a falência do Video. Não havia motivo para manter duas plataformas iguais, se o site recém-comprado era maior, melhor e mais famoso.

Havia potencial? Apenas se o YouTube não existisse.

Google Buzz

O que era? Basicamente o Twitter do Google. A rede de microblogs começou a fazer sucesso e a gigante das buscas não quis perder tempo, correndo atrás do prejuízo. Falhou vertiginosamente e durou apenas um ano, encerrando em 2011.

Por que acabou? Falta de adesão, falta de uso… Falta de tudo.

Havia potencial? Quase nenhum, o Twitter já existia e estava em ascensão. O pouco de útil do Google Buzz hoje está em ferramentas como o Google+, reformulando e readaptando o necessário.
Google Reader

O que era? A mais recente vítima da “limpa” do Google. O agregador de RSS imperava no mercado e era o mais utilizado do mundo. Porém, esse tipo de serviço acabou se tornando desinteressante para a empresa, e a melhor solução foi eliminar de vez.

Por que acabou? A empresa alegou diversos motivos. Entre eles, uma queda constante no número de usuários ativos, a falta de novas adesões e a equipe responsável, que seria mais útil em outras áreas.

Havia potencial? Se era o maior entre os serviços do tipo, com certeza. O fim do Google Reader acabou sendo útil para outras ferramentas do gênero crescerem, como o Feedly e o Digg. De quebra, ainda reacendeu o uso dos feeds de notícia, despertando o interesse de empresas como o Facebook.

Veja mais em POP Tech

Nenhum comentário :

Postar um comentário

...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Agregadores

Agregador de Links - Madruga Links
Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir
Seus links em um só lugar!