Com uma corrente alternada e um espiral de cobre, você consegue criar um cilindro de levitação. Deixe cair uma peça de alumínio dentro da estrutura e você verá o incrível fenômeno ocorrendo diante dos seus olhos!
Este cilindro de levitação funciona como um aquecedor por indução. Em poucas palavras: a corrente que flui através do cobre, que foi enrolado para formar um solenóide, cria um campo magnético alternado.
O campo magnético induz uma forma especial de corrente elétrica, conhecida como correntes de Foucault, na peça que paira em alumínio. Estas correntes de Foucault criam um fenômeno de levitação, chamado de efeito Joule, que, com poder suficiente, pode fazer com que o metal derreta, como mostra no vídeo.
É possível encontrar um tutorial muito detalhado sobre como fazer a bobina vista no vídeo, que opera a 1,6 kilowatts. No final desses tutoriais, você vai encontrar instruções sobre como fazer uma bobina de 10kW, que pode levitar e suspender cobre fundido e aço, que são mais densos que o alumínio.
Confira no vídeo:
Nenhum comentário :
Postar um comentário