Social Icons

loading...

sábado, 3 de outubro de 2015

8 Fatos incríveis sobre a evolução humana

O Homo Sapiens evoluiu há entre 200 e 150,000 anos em África, mas a nossa história como espécie remonta há muito mais tempo do que o referente apenas aos ancestrais humanos.

E a evolução do Homo sapiens é em si um conto confuso, cheia de perguntas sem resposta e melodrama familiar gótico. Aqui estão alguns fatos que você pode não saber sobre a história evolutiva humana.

1. Os primeiros seres humanos deixaram a África há mais de 1 milhão de anos

A maioria de nós já ouviu a história sobre como o Homo sapiens saiu da África para a Europa e Ásia, começando há cerca de 80.000 anos atrás. O que você pode não perceber é que o nosso ancestral, o Homo erectus, estava a tomar as mesmas rotas de África há mais de 1 milhão anos.

Na verdade, quando o Homo sapiens deixou a África, ele teria encontrado outros seres humanos que se pareciam muito como eles – estes seriam os descendentes de um ancestral comum que partilhamos com os neandertais, assim como os descendentes do Homo erectus. Todas essas pessoas foram os primeiros seres humanos. E eles foram passear à Eurásia há de milhares de anos.

2. Os seres humanos têm uma diversidade genética incrivelmente baixa

Os seres humanos são entre os menos macacos geneticamente diversificados, principalmente porque todos nós parecemos ser descendentes de um pequeno grupo de seres humanos que viveram na África Oriental. Para descrever a diversidade genética, os geneticistas populacionais usam uma medida chamada “tamanho efetivo da população”.

De forma simples, o tamanho efetivo da população representa quantas pessoas você precisa para reproduzir a diversidade genética da nossa população total. Para os seres humanos, esse número gira em torno de 15 mil pessoas, o que é muito louco quando você considera que o nosso tamanho real da população é de 7 mil milhões. Como ponto de comparação, algumas espécies de ratos têm um tamanho efetivo da população de 733 mil.

3. Você pode ser parte Neanderthal

Isso é muito conhecido, mas vale a pena repetir. Análise genética recente dos ossos de Neandertal revela que existem alguns genes neandertais que fizeram o seu caminho até populações não- africanas modernas. Isto sugere que, quando o Cro-Magnon entrou na Europa, no Oriente Médio e na Ásia, ele provavelmente teve filhos com as populações Neandertais locais. Somos todos uma família humana feliz.

4. A população humana caiu há cerca de 80.000 anos

Algo misterioso aconteceu há cerca de 80.000 anos, com o tamanho efetivo da população humana a cair. Se bem se lembram, o tamanho efetivo da população não é a mesma coisa que o tamanho real da população – é uma medida de diversidade genética.

Então, basicamente , a nossa diversidade genética encolheu muito há 80.000 anos. Há uma série de teorias sobre porque isso pode ter acontecido, que vão desde um desastre apocalíptico causado pela erupção do vulcão Toba, até algo mais mundano, como cruzamentos entre populações pequenas.
5. Os seres humanos navegaram o Oceano Índico em barcos há 50 mil anos

O Homo sapiens chegou à Austrália, há cerca de 50.000 anos. Como diabos eles chegaram lá a partir de África? Eles usaram botes, provavelmente juncos amarrados. (Provavelmente eles eram semelhantes aos barcos que nos trouxeram da Ásia para as Américas há mais de 17.000 anos). Era o equivalente Paleolítico de voar para a lua numa lata. Usando esses pequenos barcos, cruzamos muitas vezes Pacífico e povoamos um continente inteiro.

6. Homo sapiens teve apenas cultura há menos de 50 mil anos

Enquanto estamos a falar de todas as coisas interessantes que aconteceram há 50.000 anos, é interessante notar que muitos antropólogos acreditam agora que os primeiros seres humanos provavelmente não desenvolveram o que nós reconhecemos como cultura até esse tempo.
Isto é incrível quando você considera que a teoria da “Eva mitocondrial”, sugere que todos nós somos descendentes de uma mulher do Leste Africano, que viveu há entre 200 e 150,000 anos. Dado que o Homo sapiens evoluiu na época da Eva mitocondrial, isso significa que a nossa espécie andou por muito tempo antes de desenvolver coisas impressionantes como a arte, a comunicação simbólica, os ornamentos e as ferramentas de ossos.

Certamente , os seres humanos pré-culturais tiveram ferramentas bastante sofisticados e fogo, mas nós temos muito pouca evidência de que eles tinham comunicação e arte simbólica, que são os pilares dessa coisa a que chamamos de “cultura”. Alguns antropólogos acreditam que nem sequer inventaram idioma até à explosão cultural, mas isso é quase impossível de provar de uma maneira ou de outra.

7. O Homo sapiens sempre usou o fogo como uma ferramenta

O Homo sapiens evoluiu após os nossos antepassados ​​domarem o fogo e começou a fazer ferramentas. Isso parece simples, mas quando você começa a pensar sobre isso, as implicações são profundas. Como espécie, nós nunca teríamos existido sem uma das ferramentas mais importantes para a construção de uma civilização: o fogo domesticado.

Como espécie, nós nascemos utilizadores de ferramentas e fabricantes de incêndio. Alguns podem até dizer que isso significa que nascemos cyborgs, porque a nossa espécie sempre foi aumentada pela invenção artificialmente de fogo e ferramentas.

8. O Homo sapiens ainda está evoluindo rapidamente

O Homo sapiens ainda está a evoluir – e um dia os nossos descendentes serão tão diferentes de nós como nós somos do Homo erectus. Os biólogos evolucionistas isolaram algumas áreas do genoma humano, que estão sob seleção rápida.

Isso significa que as mutações nesses genes estão a espalhar-se rapidamente por toda a população. Muitas dessas mutações estão relacionados com o tamanho do cérebro e com o desenvolvimento, e os outros têm a ver com a nossa capacidade de tolerar certos tipos de alimentos (como leite) e resistência a doenças.

Isto levou alguns biólogos a perguntarem-se se estamos a evoluir para ser mais inteligentes, mas ainda não está claro se as mudanças evolutivas que estamos a ver têm a ver com inteligência – especialmente porque os nossos cérebros estão, na verdade, a encolher.

Via Ciência Online

Nenhum comentário :

Postar um comentário

...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Agregadores

Agregador de Links - Madruga Links
Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir
Seus links em um só lugar!
Betolinks 120x60
oBizuradoAglomerando